Acne



Nome: Acne (cravos e espinhas)

O que é:
A acne é uma doença do folículo pilossebáceo, onde participam concomitantemente fatores genéticos e hormonais cujas manifestações começam a surgir na puberdade, época em que os hormônios sexuais começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.

Etiologia:
A acne é uma doença multifatorial, diretamente ligada à alterações hormonais e conseqüentemente ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo decorrente da hiperqueratinização folicular, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. Mulheres com ciclo menstrual alterado, e fatores como o estresse emocional também podem levar a quadros de acne em mulheres adultas.

Manifestações Clínicas:
A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco: áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes de pequena e média intensidade. Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata.
O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:
Acne Grau I ou comedoniana, ou seja, sem lesões inflamatórias, apenas comedões (cravos).
Acne Grau II ou pápulo-pustulosa, apresenta comedões e lesões inflamatórias pequenas (pápulas e pústulas).
Acne Grau III ou nódulo-cística, apresenta todas as alterações anteriores, porém as lesões são dolorosas, maiores e mais profundas, chegando a formar nódulos e cistos.
Acne Grau IV ou conglobata, constitui uma forma grave de acne, em que associam-se ao quadro anterior nódulos numerosos, grandes e comunicantes.
Acne Cosmética: devido a utilização de cosméticos inadequados, causando a obstrução dos óstios foliculares e consequentemente a acne comedoniana.
Acne Pré-menstrual: é uma forma cíclica onde os quadros intensos devem ser submetidos a uma investigação hormonal, podendo revelar síndrome de ovários policísticos.
Acne Medicamentosa: causada por determinados medicamentos.

Números:
Embora os jovens sejam de fato a maior parte da população atingida, os adultos também podem ser acometidos por graves quadros de acne. Na realidade, mais de 50% das mulheres e quase 25% dos homens sofrem com acne mesmo na idade adulta.
Entre os jovens, essa porcentagem é ainda maior: pelo menos 90% dos adolescentes, possuem acne.
Uma pesquisa exclusiva da Avon, realizada com 2.500 mulheres com idade entre 15 e 64 anos, mostrou que 57% das brasileiras citam a acne, excesso de oleosidade e marcas de cravos e espinhas como seus problemas de beleza mais comuns.

Tratamento:
Sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne. 
O tratamento deve focar na desobstrução dos folículos, controle da produção sebácea e controle da proliferação bacteriana. 
Vários procedimentos estéticos podem ser utilizados no tratamento da acne, dentre eles a Limpeza de Pele, que pode ser realizada por tecnólogos em estética devidamente capacitados, visando o esvaziamento de lesões não inflamatórias, ou seja, dos comedões, evitando a sua transformação em lesões inflamatórias; a Ozonioterapia e a Drenagem Linfática associada a Princípios Ativos Anti-inflamatórios e Secativos nos casos de acne inflamátoria. O Tecnólogo em Estética e Cosmetologia poderá contribuir para o sucesso do tratamento indicando cosméticos apropriados e orientando quanto aos cuidados diários.


Em casos graves de acne é necessário acompanhamento médico.

Dicas:
Apesar de não ter participação na causa da doença, a dieta pode ter influência no curso da acne em algumas pessoas. Alimentos como chocolate, gorduras animais, amendoim e o leite e seus derivados devem ser evitados pelos pacientes que apresentem acne e percebam agravação dos sintomas após a ingestão dos mesmos.
O lado emocional dos pacientes não deve ser menosprezado. A desfiguração causada pela acne mexe com a auto-estima do adolescente, que passa a evitar o contato social com vergonha de suas lesões e das brincadeiras dos colegas. Quando necessário, deve ser fornecido suporte psicológico.
Para finalizar, deixo algumas dicas para o combate da acne:
- Utilize produtos especiais para o seu tipo de pele;
- Use filtro solar diariamente, mas fique atento à formulação para não usar um filtro que seja muito oleoso;
- Evite lavar o rosto com água muito quente, ou lavar em excesso;
- Não utilize óleos corporais na região de colo e ombros;
- Faça limpezas de pele ou esfoliações, de acordo com a necessidade de sua pele, mas pelo menos uma vez a cada três meses;
- Em casos de acne inflamatória, procure secar o rosto com toalhas de papel e trocar a capa do travesseiro com mais freqüência;
- Evite utilizar franjas, bonés ou qualquer outro acessório que “abafe” e aqueça a região da testa;
- Em caso de acne com lesões inflamatórias, faça acompanhamento com dermatologista, pois esse tipo de acne pode levar a cicatrizes.