Práticas Integrativas

As Práticas Integrativas Complementares são Terapias reconhecidas pela OMS. Elas enfatizam a capacidade intrínseca do corpo para curar-se e manter-se, e para tal, utilizam recursos terapêuticos naturais nas modalidades de tratamento tendo uma abordagem holística da assistência ao paciente voltada para o cuidado continuado, humanizado e integral.

As terapias holísticas  utilizam uma abordagem focada nos princípios do holismo, ou seja,  acredita que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, e tenta tratar a pessoa em seu contexto através de uma visão especializada. Além do que, entende que cada ser humano é único e  parte do todo, assim, é fundamental uma avaliação onde o terapeuta, através de uma anamnese, poderá identificar possíveis desequilíbrios e oferecer o melhor tratamento.

Os tratamentos holísticos são definidos considerando a pessoa como um todo e com base em três aspectos fundamentais. Chama-se tríade da saúde e envolve: a saúde estrutural (uma má postura e um sistema musculoesquelético debilitado pode prejudicar o sistema nervoso e alguns órgãos internos); saúde bioquímica (os alimentos e líquidos que ingerimos podem afetar a nossa saúde); saúde emocional (o stress, a ansiedade, e todas as outras emoções que vivemos diariamente afetam diretamente o nosso organismo).

O SUS oferece as PICS - Práticas Integrativas e Complementares como tratamentos complementares que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. Mais...