AROMATOLOGIA OU AROMATERAPIA



Óleos essenciais são compostos voláteis produzidos pelas plantas para sua sobrevivência. São substâncias químicas que exercem as  funções de auto-defesa e de  atração de polinizadores.  As plantas produzem óleos essenciais nas seguintes partes: flores, cascas de frutos (denominados cítricos), folhas e pequenos grãos (“petitgrain”), raízes, cascas da árvore, resinas da casca, sementes. Os óleos essenciais são armazenados em "bolsas' denominadas tricomas, onde ficam encapsulados. Estes tricomas são rompidos naturalmente pela espécie vegetal, liberando o óleo essencial, que forma uma  espécie de “nuvem aromática” ao seu redor. Por isto são denominados como sendo "A alma da planta" ou " A energia vital da planta".  

O óleo essencial não é um produto simples de 1 componente, é um produto composto podendo a ultrapassar 300 componentes químicos diferentes.  Tal diversidade e complexidade fazem do óleo essencial  puro um produto altamente valorizado, com aplicação em diversas áreas: área da saúde devido ao seu  potencial terapêutico, área da perfumaria e cosmética devido a sua refinada e complexa composição aromática, área alimentícia devido ao seu potencial como aditivo flavorizante, área de aromatização ambiental e produtos domosanitários, e a mais nova área, que  é a da moda, confeccionando fibras onde os óleos essenciais inicialmente retidos vão sendo liberados na medida da utilização das peças em couro, bolsas, cintos, roupas.

Tem-se  registros da utilização dos óleos essenciais desde épocas anteriores ao antigo Egito, passando pela Idade Média e chegando ao início do século XX através de tratados de Aromaterapia. As pesquisas científicas atuais, dando origem a novas nomenclaturas como Aromacologia e Aromatologia, têm comprovado a ação dos óleos essenciais como bactericida, analgésica,  sedativa, estimulante, antifúngica, antiprurido, antidepressiva, repelente de insetos, outros.


Os óleos essenciais são absorvidos pelo organismo humano através da pele, da inspiração, da ingestão oral. Seus metabólitos (princípios ativos metabolizados) são encontrados no sangue, na urina, no ar exalado, no suor, demonstrando que o óleo essencial sofreu interação com o organismo. Por este motivo devemos estar atentos a possibilidades de intoxicações e reações aos seus componentes.

Recentes pesquisas utilizando  medições de RMN (Ressonância Magnética Nuclear) da região cerebral mostram que todo o sistema límbico é ativado durante a inalação de óleo essencial de Lavanda - Lavandula officinallis, esclarecendo porque os aromas proporcionam um resultado tão imediato nas nossas emoções, sensações, lembranças e recordações. Óleos essenciais específicos estão sendo utilizados no tratamento de pacientes com problemas na área da memória e mesmo em casos de amnésia total, Mal de Alzheimer e Demência Vascular. Em 2004,  o Prêmio Nobel de Medicina em Fisiologia foi concedido a dois cientistas, Richard Axel e Linda B. Buck, por suas descobertas sobre os receptores odoríficos e a organização cerebral do sistema olfativo, o que mostra a atual importância desta área para a ciência. Outro fato interessante, em se tratando dos óleos essenciais, é que a sua atuação e  aroma depende tanto da presença dos componentes majoritários, que estão em alta concentração na mistura total (20% a 80%), como dos minoritários e mesmo os que estão em níveis de traços (0,01%).

Um comentário:

  1. rata-se de uma prática terapêutica que se utiliza dos Óleos Essenciais para a prevenção e/ou tratamento auxiliar de problemas físicos, emocionais e energéticos, visando proporcionar o bem estar. Atua também no embelezamento da pele e anexos.

    Segundo estudos recentes, os aromas ao serem inspirados causam uma sensação olfativa, que é fruto do reconhecimento das moléculas componentes dos aromas causando um impulso nervoso que atua diretamente no sistema límbico, estimulando o sentido polisensorial e assim despertando sensações agradáveis pois a memória olfativa é, comprovadamente, a maior memória que o ser humano possui atuando diretamente no campo das emoções e sensações.

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para expor sua opinião!
Paz e Alegria!

Agricia SOL