Depressomassagem (Dermotonia)


A dermotonia é uma técnica que utiliza um aparelho de vácuo que gera pressão negativa, conectado a manoplas de diferentes formas e tamanhos que permitem a realização de uma depressomassagem localizada, por meio da sucção, podendo ser contínua ou pulsada. 
Trata-se de um método global de cuidados, essencialmente reflexo, partindo do princípio das ventosas utilizadas pelos chineses há cerca de três mil anos. É indicada como recurso terapêutico para o tratamento de diversas disfunções vasculares e dermatológicas, inclusive pós-operatórios diversos e tratamentos estéticos.


Entre os principais efeitos fisiológicos e terapêuticos da dermotonia estão:


- favorecimento das trocas gasosas (a sucção provocada pela manopla modifica a permeabilidade capilar, ativando o intercâmbio gasoso entre tecidos e a drenagem do líquido extracelular); 

- aumento da mobilidade dos líquidos corporais (a mobilização do sangue dentro dos capilares cutâneos melhora o trofismo e favorece a nutrição celular); 

- aumento do trofismo tissular (ocorre em decorrência do aporte de enzimas e nutrientes, ocasionado pela sucção e pela eliminação de toxinas);

- melhora da tonificação tissular (a sucção estimula a síntese de fibras colágenas e elásticas); 

- ação sobre os gânglios linfáticos (ocorre a estimulação e purificação dos gânglios linfáticos).

Uma das técnicas de aplicação da dermotonia denomina-se depressodrenagem linfática, que pode ser realizada de duas formas:
Pulsada: fecha e abre-se o orifício da manopla em um período de um segundo, percorrendo todo o trajeto desejado. A depressomassagem pulsátil, sobre regiões tencionadas realiza um relaxamento e sua aplicação nas regiões ganglionares realiza a ativação dos gânglios. Essa forma de aplicação realiza um bombeamento da microcirculação reflexa. Normalmente, utiliza-se pressões máximas de 600 a 700mmHg.
Contínua: com o orifício da manopla fechado, realiza-se um deslizamento sobre a superfície cutânea de forma contínua e interrupta. Libere o orifício ao chegar no ponto desejado, para remover a manopla da pele de maneira segura sem que haja rompimento de capilares e possíveis hematomas. A depressomassagem contínua possui efeito descongestionante, melhorando a fluidez da substância fundamental. Normalmente, inicia-se com pressões baixas (150 a 200mmHg), aumentando gradativamente, sempre respeitando a sensibilidade do paciente.
A depressodrenagem é realizada com pressões bem mais suaves, de cerca de 30mmHg e não ultrapassando 60mmHg.


2 comentários:

  1. Oi Agri, como vai? Aqui é a Priscila que estudou com você em Curitiba. Amei sua página e seus artigos, muito esclarecedores e inteligentes como sempre! bjs saudades!

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para expor sua opinião!
Paz e Alegria!

Agricia SOL