Proteção Solar

Quem me conhece sabe como sou preocupada com a proteção da pele contra os raios solares e luzes artificiais.
 
E como sempre me fazem perguntas, tais como:
Qual é o melhor protetor solar?
Qual é a diferença entre protetor e bloqueador solar?
Qual é o fator de proteção mais indicado?
 
.... Então decidi postar alguns esclarecimentos sobre o tema. E ao final postei o link do famoso vídeo sobre Protetor Solar narrado por Pedro Bial.
 
O Brasil tem grande parte de sua superfície demográfica localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Equador. E esta área recebe com maior intensidade os raios solares por estar mais próxima ao sol.
Os raios solares, nesta região, incidem em um ângulo mais perpendicular, tornando o Brasil o país com maior área intertropical e um dos mais ensolarados do planeta. Este fato é um dos principais responsáveis pelo aumento do número de pessoas com câncer de pele no país.

Queimaduras, sensações de ardor e edemas são comuns quando ocorre exposição indevida ao sol. E a escolha adequada do FPS, para cada tipo de pele, é de fundamental importância.

Peles mais sensíveis necessitam de um fator de proteção maior. Um produto com FPS 8, por exemplo, permite a exposição da pele ao sol por um período 8 vezes maior do que seria permitido sem a sua utilização, e o mesmo ocorre, proporcionalmente, com os outros FPS.
Contudo, isto não significa dizer que o usuário estará livre de queimaduras pois, passado esse tempo, a pele sofrerá danos, como se nenhum produto tivesse sido utilizado.
 
1. Qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?
O Fator de Proteção Solar (FPS) está diretamente relacionado à quantidade e à natureza dos filtros solares utilizados na elaboração do produto. Quanto maior o valor do FPS, maior será o nível de proteção. Para escolher o FPS compatível a um determinado tipo de pele, não se deve levar em consideração as partes do corpo mais expostas ao sol, como braços ou rosto, pois tais regiões estão em contato direto e constante com o sol e, portanto, respondem de forma diferente aos seus efeitos. Bloqueador solar é um produto com índice de proteção maior, contendo filtros físicos em sua composição  e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com pele mais sensível ou com algum tipo de doença de pele. Portanto, as marcas comerciais mais conhecidas se encaixam na categoria de protetores solares.
2. É verdade que acima do FPS 30 não existe diferença entre os fatores de proteção?
"De fato a diferença é pequena, mas existe. Um fotoprotetor com FPS 15 protege a pele contra cerca de 92% da radiação UVB, o FPS 30, 96% e o 60, 98%", explica Carla Albuquerque, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

3. Todos os produtos protegem contra os raios UVA e UVB?
"Uma das coisas que diferencia um fotoprotetor de boa qualidade de um de qualidade inferior é a proteção contra radiação ultravioleta A (UVA). Os bons filtros têm fator de proteção contra UVA mais amplo, geralmente declarado na embalagem com as siglas PPD/IPD". O fator FPS está relacionado somente à proteção contra os raios UVB.
No entanto, ainda não há consenso para classificar e denominar a proteção contra o UVA. O mais prático, segundo os pesquisadores, é procurar nas embalagens a seguinte frase "proteção solar máxima UVA/UVB". Até porque já se sabe que os dois tipos de radiação solar ultravioleta estão relacionados ao aparecimento do câncer de pele. Além disso, o UVA, que até então os especialistas consideravam inofensivo, também é capaz de atingir as estruturas que proporcionam elasticidade à pele e favorecer o aparecimento de manchas e rugas.

4. É preciso aplicar um produto diferente no rosto?
Não é de extrema importância usar um protetor específico para a face, porém, uma vez que a textura da pele do rosto não é a mesma do restante do corpo, e os protetores solares para o corpo são mais "oleosos" o ideal seria utilizar um livre de óleo específico. Além disso, há no mercado muitos cosméticos com tecnologias sofisticadas que aliam a proteção solar a substâncias hidratantes e antifotoenvelhecimento.
 
5. Quanto tempo antes da exposição ao sol devo aplicar o protetor?
A proteção efetiva só acontece a partir da absorção completa do produto pela pele. Por isso, é preciso aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição solar.
 
6. É realmente necessário usar o filtro solar todos os dias, mesmo durante o inverno ou períodos chuvosos?
Assim como a pasta de dente e o fio dental, o protetor também deve fazer parte da sua rotina de higiene e beleza. E, se você lançar mão daquela desculpa clássica de que vive correndo e não tem tempo para criar mais esse hábito.... Fica a dica: "Deixe o produto em local visível ou próximo de seus itens pessoais. Isso irá ajudá-la a ter disciplina. Quando estiver mais velha vai lembrar desse conselho e perceber que valeu a pena".
Segundo especialistas, a proteção da pele deve ser feita diariamente, mesmo quando não há sinal de sol. A radiação UVA, grande responsável pelo envelhecimento precoce, mantém-se praticamente constante em todas as estações do ano e mesmo nos dias nublados e chuvosos.
 
7. O protetor solar diário deve ser aplicado somente uma vez ao dia?
Não basta espalhar o protetor apenas antes de sair de casa. Pelo menos mais dois momentos do dia que devem ser destinados a essa rotina: antes do horário de almoço e no meio da tarde.

8. Como saber se estou passando a quantidade suficiente de protetor solar?
A quantidade ideal é de dois miligramas de protetor por centímetro quadrado. Essa definição é bem exata, mas pouco prática, não é mesmo?   Se você não entendeu nada, calma...
....Traduzindo....
Rosto e pescoço: 1 colher de chá
Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra, para a parte de trás
Braços: 1 colher de sopa para ambos
Pernas: 1 colher de sopa para ambas.* medidas válidas para um adulto de 1,70m, com peso entre 60 e 70 kg.

9. Quais são os produtos indicados para quem tem a pele oleosa e para quem tem a pele muito seca? Preste atenção nas embalagens e, sempre que possível, busque orientação de um especialista antes de comprar seu protetor solar. Em geral, para peles oleosas são recomendados os produtos em gel, gel creme ou loções oil free (sem óleo). Já quem possui pele seca deve optar por loções mais cremosas.

10. O uso do filtro solar favorece o aparecimento de acne?
Todos os especialistas são categóricos em responder que "não", desde que o filtro seja adequado para o tipo de pele, no caso a oleosa.  Após a exposição solar, a acne apresentar um aspecto melhor, ou seja, ela seca. Porém, se a pele não estiver devidamente protegida o quadro de infecção pode ser agravado. O ideal são os protetores à base de gel ou oil free.

Protetor Solar - narrado por Pedro Bial - Visite:
http://www.youtube.com/watch?v=6AbfJ-wvMPY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para expor sua opinião!
Paz e Alegria!

Agricia SOL